Quem sou eu

Minha foto
Coxim, MS
E. E. Semíramis C. B. da Rocha. "A Tecnologia como instrumento de revolução da aprendizagem".

sexta-feira, 26 de junho de 2009

PROJETO: COMO EU COMO?


A professora Luiza deu início ao projeto "Como eu como?", com o objetivo de conscientizar os alunos da importância de uma dieta nutritiva para ter uma vida saudável.Ao desenvolver o tema proposto pensei nas antigas civilizações, na escassez e na dificuldade para conseguir cada alimento, não consigo deixar de questionar a forma como nos alimentamos hoje em dia. Temos tudo pronto e em enorme quantidade, fugindo do que seria natural para a nossa alimentação diária. Cada vez mais nos afastamos da Natureza e dos alimentos tradicionais, locais, integrais, não refinados. Hoje em dia comemos carne plastificadas(embaladas em plástico) e cereais de caixas coloridas. Isso sem falar nas intervenções artificiais nos animais e nas plantações. Tudo isso tem um efeito, lógico, e quem perceberá isso será quem come o produto final. Comidas cheias de sal, açúcar, fastfood, congelados, carnes em excesso são exemplos que logo vêm em mente. E com esse pensamento fiz o planejamento para ser desenvolvido com os alunos de 8o. ano, de acordo com eixo temático ser cobrada na respectiva série, orientei os mesmos para acompanhar o Globo repórter do dia 23/05/2009, que abordaria os alimentos saudáveis, a expectativa inicial foi preocupante ao indagar aos alunos sobre o que os mesmos ingeriam pela manhã, e no decorrer do dia, então na fase inicial foi realizado uma aula expositiva e argumentações orais para a sala utilizando materiais de apoio adequados ao assunto. Possibilitando o entendimento sobre os alimentos necessários para o bom funcionamento do corpo.
Através do entendimento foi solicitada a construção de uma pirâmide em sala com o intuito de desenvolver e despertar o interesse sobre a alimentação com os nutrientes básicos e no término foi realizada a apresentação dos trabalhos em sala e feito comentários argumentativos, questões e dinamização sobre a pesquisa realizada, e a demonstração daS classificações realizada, alimentos ingeridos e anotados durante o período do trabalho realizado. Com a exposição da auto avaliação, foi verificado a mudança dos hábitos alimentares, pois as guloseimas antes ingeridas estão sendo evitadas, será desenvolvido um projeto com a utilização dos recursos áudios-visuais e sala de tecnologia disponível na escola para melhor compreensão dos alunos envolvidos. Lembrando que Nós somos responsáveis pelo nosso corpo (ou deveríamos ser!) e quando adquirimos uma percepção de nos alimentar, em vez de comer tudo o que vemos mudamos nossos hábitos e assim fica mais fácil distinguir entre o que é bom e o que é ruim colocarmos para dentro.

Profª Luiza Izabel O. Gonçalves
(Ciências Biológicas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário