Quem sou eu

Minha foto
Coxim, MS
E. E. Semíramis C. B. da Rocha. "A Tecnologia como instrumento de revolução da aprendizagem".

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Projeto:" HISTÓRIAS QUE A VIDA TE CONTA"

Iniciou nesta sexta - feira - 03/07/2009, o Projeto: "Histórias que a vida te conta", sob o comando da professora Lucina Falco - da disciplina de Produção Interativa - Vespertino. Essa já é a segunda etapa do projeto, o qual começou a um mês atrás com uma pesquisa onde os alunos coletaram histórias (ver metodologia).
A seguir o Projeto na integra!!! Parabens professora!!!!


JUSTIFICATIVA

A inserção de contos, lendas e histórias na vida da criança estimulam a fantasia, liberta as emoções e cria um mundo de encanto e magia. Desta forma a criança se liberta de pré-conceito e formula suas próprias opiniões sobre os acontecimentos, tornando-se crítico e construtivo do próprio saber.
(Morin)


Segundo Neto (1996), a escrita é algo espetacular, parece poético, mas não é. Ninguém escreve só para ser aprovado na escola. Escrever é manifestar a vontade, a emoção, à história de vida, história de um país, de um Estado, de uma cidade.
Para que haja um bom texto, precisa haver a participação real e ativa do aluno, do professor. Nesse sentido podemos ter o resgate da unidade do pensamento e do ensino didaticamente. A leitura, a produção de textos e a análise de linguagem são divisores de água no mesmo fluxo, são momentos distintos que se revelam e se completam. Revelam-se entre si. E se retoma e se completam. È a unidade na diversidade de ler, escrever refletir sobre o que foi lido e escrito.
Certos de que em nossa unidade escolar há a necessidade de um maior incentivo quanto à leitura e escrita, que o texto em sala de aula não é mais atrativo pra o aluno e que nosso desafio quanto mestres responsáveis pelo ensino aprendizagem, está em criar situações que vise proporcionar novos meios para que o aluno se sinta atraído pela leitura e escrita, o desenvolvimento desse projeto se justifica diante de todos esses fatos, pois, nele os alunos terão a oportunidade de contar suas histórias, bem como fantasia-las diante das historias contadas pelos seus avós. Neste processo, o projeto proporcionará uma forma dinâmica de escrever e ler usando como subsidio a STE (Sala de Tecnologias Educacionais), onde alem de registrarem suas histórias e as histórias contadas pelos seus avós, ilustraram as mesma com auxilio de alguns programas como o Paint.
Qualquer forma que auxilie o aluno a contar histórias e a ler histórias se justifica por si só, pois, são nestes momentos que o aluno cria, fantasia, se diverte e se torna um cidadão critico e dinâmico diante da sociedade.
2 - OBJETIVOS:


2.1 – Objetivo Geral.

 Proporcionar aos alunos desta unidade escolar, momentos em que possam estar relatando e registrando histórias/ contos/ lendas contadas por pessoas idosas, bem como relatar e registrar histórias de sua vida, sendo que destes registros será elaborado e impresso um livrinho, também ilustrado por eles.

2.2 – Objetivos específicos.

 Trabalhar produção de texto.
 Resgatar histórias antigas.
 Possibilitar uma forma lúdica de contar histórias.
 Desenvolver no aluno a capacidade produzir uma autobiografia.
 Fazer a reprodução de lendas e contos.
 Ilustrar histórias.

3 – METODOLOGIA

O Projeto “Histórias que a Vida te Conta”, foi iniciado com uma pesquisa de campo, onde os alunos tiveram a chance de ouvir e registrar (ficha em anexo) as histórias contadas pelos seus avós ou parentes próximos. Após essa pesquisa, os alunos irão transferir as histórias para o computador e a partir de sua análise critica farão as ilustrações usando o programa Paint ou inserção de figuras.
Com essa etapa pronta, será a vez dos alunos criarem suas próprias histórias tendo como base fatos que aconteceram com sigo mesmos. Deste modo, os alunos farão uma autobiografia, na qual transformarão relatos e histórias verídicas, em contos poemas e fábulas, e assim como foi feito com as histórias contadas pelos seus avós e parentes próximos, os alunos ilustrarão suas histórias a partir da inserção de figuras ou usando a criatividade a partir de desenhos livres.
Para terminar os alunos escolherão algumas histórias, contos e poemas escritos pelo Poeta dos Estudantes – Altair Ferreira, para complementar, sendo que os mesmos, também serão ilustrados. No término do projeto, os alunos farão uma exposição dos trabalhos para apreciação dos demais alunos de nossa unidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário